A Newsletter é um tipo de email informativo com disparos recorrentes que aborda diversos assuntos e geralmente apresenta as últimas notícias e destaques de um período.
Sendo um dos formatos mais comuns de email marketing, a news é considerada um dos primeiros passos para a promoção de ações nesse canal.
A Newsletter é um tipo de email informativo com disparos recorrentes que aborda diversos assuntos e geralmente apresenta as últimas notícias e destaques de um período.
Sendo um dos formatos mais comuns de email marketing, a news é considerada um dos primeiros passos para a promoção de ações nesse canal.
Muitas vezes, a newsletter é composta por indicações de artigos, novidades da empresa e acaba sendo um ótimo formato de email para se relacionar com os leads de forma “leve”. Isso ajuda a reforçar a marca e impulsionar os leitores a consumirem conteúdos em outros canais da empresa.
Separamos neste conteúdo algumas dicas essenciais para que sua empresa crie boas newsletter. Veja:
Como o objetivo da newsletter é manter o público próximo de sua empresa, a primeira e mais importante premissa é oferecer conteúdo de qualidade.
Sua empresa deve ter conhecimento de qual conteúdo interessa mais sua lista de email. Temas que respondam suas principais dúvidas e que vão atrair mais do que a própria divulgação de um produto.
Quanto maior for o volume de informações que você propaga, melhor. E o ideal é que a mensagem seja a mais segmentada possível.
Se você tem vários temas para divulgar, deixe as chamadas bem separadas e organizadas dando destaque aos pontos principais.
Nos casos de textos mais longos, procure manter apenas uma introdução ou resumo com um link para o conteúdo completo disponível no site. Isso vai garantir uma newsletter mais enxuta e medir através dos cliques, qual conteúdo foi mais atrativo.
O assunto da mensagem é o grande responsável por uma boa taxa de abertura de emails. Por isso, se dedique para elaborar uma chamada atraente. O desafio é ser sucinto, objetivo e ainda assim relevante para quem lê.
Use a chamada do texto mais importante da newsletter como assunto. Isso tende a aumentar a taxa de cliques no conteúdo. A criatividade também pode e deve ser utilizada.
O HTML de um email é diferente do de um site. Um layout muito complexo pode apresentar problemas na forma como cada serviço renderiza a mensagem.
Ofereça uma sequência definida de mensagens para não confundir o usuário e diminuir o número de cliques. Ser simples é a melhor solução.
Evite condensar o sua newsletter em apenas uma imagem. Grande parte dos serviços de email bloqueiam a exibição. Isso dificulta a visualização e faz com que o usuário precise autorizar para conseguir saber qual o conteúdo do email.
Aproveite os relatórios que as ferramentas de marketing oferecem e analise os números de sua newsletter. A taxa de abertura, ajudará a identificar os melhores horários de envio, a efetividade do assunto abordado e o quanto sua empresa tem sido relevante.
O trabalho não acaba quando termina!
Realizar testes antes de enviar é muito importante. Para isso, vale enviar a mensagem para si mesmo ou colegas. Verifique e teste os principais servidores de email na sua lista para acompanhar como o conteúdo se comporta em cada uma.
Procure variar os tipos de conteúdo, assuntos do email e horário de envio para identificar quais opções oferecem o melhor resultado.
Siga passo a passo e crie uma newsletter completa e que ofereça resultados. Conte com a Legatto para isso. Entre em contato com a gente e acompanhe mais conteúdos nas redes sociais.
Até mais :)
Os 3Hs (Help, Hub e Hero) são uma metodologia para gerar conteúdo de valor, de acordo com as fases do funil de vendas
Marketing Digital não se resume a seguidores e curtidas. Redes sociais e sites devem ser usados de forma estratégica