LegaBlog

Home / LegaBlog

ACESSIBILIDADE DIGITAL: Como produzir conteúdo para qualquer pessoa?

Como produzir conteúdos para qualquer pessoa? 


Dentro da comunicação é importante imaginar como diferentes tipos de pessoas, independente de suas limitações, consomem o conteúdo que você produz. Muito provavelmente, isso nunca deve ter passado pela sua cabeça, e é exatamente sobre isso que iremos tratar aqui e agora!

O Brasil possui um total de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE (censo 2010). Dentro deste grupo, encontramos pessoas com redução de mobilidade, baixa de visão e daltônicas além de outras diversas deficiências intelectuais, cognitivas e múltiplas. 


Por que a acessibilidade digital é tão importante no marketing digital?


A acessibilidade digital está prevista em lei e sua legislação prevê e regulamenta como a acessibilidade deve ser trabalhada em páginas online e programas eletrônicos. Além disso, dentro do marketing ela é extremamente importante quando consideramos o número de pessoas portadoras de deficiência em nosso país. 


Este público é também consumidor, portanto, se sua marca ainda não estiver atingindo e conversando com ele, está bem ultrapassada. Além disso, é fundamental evitar o uso de estereótipos e reproduzir padrões de público-alvo que não são inclusivos.


Adotar uma comunicação acessível a todos os públicos garante a sua empresa:


Aumento na diversidade da base de visitantes em seu site e redes sociais;

Reflexão sobre a inclusão e a cultura de negócios colaborativos;

Melhor interação com visitantes e aumento de conversões;

Navegação mais simples e ágil

Maior compatibilidade com as tecnologias leitoras  


Veja algumas dicas para criação de conteúdo acessível: 


O primeiro passo para mudar é iniciado pela maneira como você produz o seu conteúdo. Listamos abaixo algumas dicas práticas  para que o seu conteúdo seja interpretado com maior facilidade:


1. Opte por escrever na ordem direta
2. Evite o uso de figuras de linguagem

3. Descreva as imagens informativas

4. Na produção de conteúdos em vídeo, acrescente legendas e audiodescrição. 

5. Nos podcasts utilize as transcrições e fique atento a altura do som das vinhetas ou quaisquer outros efeitos sonoros.
 

Acompanhe outros conteúdos da Legatto. Visite as nossas Redes Sociais!

A vez da News

A Newsletter é um tipo de email informativo com disparos recorrentes que aborda diversos assuntos e geralmente apresenta as últimas notícias e destaques de um período. 

Sendo um dos formatos mais comuns de email marketing, a news é considerada um dos primeiros passos para a promoção de ações nesse canal. 

Continuar lendo

6 tendências para se reinventar após a pandemia

2020 foi marcado pela pandemia que alterou a vida e a rotina de muita gente. Quando falamos sobre o mercado digital, a dúvida que surge é: o que de fato foram as maiores mudanças? Quais serão os próximos passos a partir daqui?

 

As duas questões acima são muito pensadas, considerando o dinamismo e a imprevisibilidade de um mundo globalizado , que que algo que ocorre em uma parte do planeta, pode afetá-lo como um todo. Pensando nisso, percebemos o quão fundamental a comunicação é, ainda mais depois do home office, que se estabeleceu como um modelo de trabalho para grande parte das empresas. 

Continuar lendo