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Clipping: pra que isso serve e por que é importante para os negócios?!

Quando o assunto é comunicação e marketing, o objetivo de toda empresa ou empreendedor é que sua marca apareça na mídia – de preferência, muitas vezes! Mas como monitorar isso? É aí que entra o clipping.

Quando o assunto é comunicação e marketing, o objetivo de toda empresa ou empreendedor é que sua marca apareça na mídia – de preferência, muitas vezes! Mas como monitorar isso? É aí que entra o clipping.

 

Clipping – ou clipagem, em português – é o processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca. É feito por agências e ferramentas especializadas, sob a forma de relatórios quantitativos e qualitativos com dados como data, veículo, relevância, tema da matéria, sentimento, valoração e audiência estimada. Para as empresas que trabalham com uma agência de comunicação ou relações públicas, o clipping é o elemento fundamental para que se faça a mensuração de resultados conquistados.

 

O clipping é um dos elementos mais básicos para se medir os resultados da estratégia de comunicação de uma marca, e ao mesmo tempo um dos mais completos. Um clipping bem organizado é capaz de responder sobre como está a imagem da empresa na mídia. Por exemplo:

 

·   Ela é frequentemente citada? 

·   Quando aparece, é de maneira positiva ou negativa? 

·   Qual público está atingindo?

 

Desse monitoramento, são retirados dados que podem reger a estruturação do plano de comunicação, seja para aumentar a exposição de uma marca, construir a reputação de uma empresa ou divulgar um produto ou serviço. A partir do clipping, é possível também identificar assuntos mais sensíveis e quais são as publicações que mais abordam esses temas, ajudando a prevenir eventuais crises. Essas informações também podem ser utilizadas para uma estratégia mais proativa: saberemos, por exemplo, quais pautas rendem mais publicações e maior retorno financeiro.

 

E a concorrência, como está?

Algumas empresas ainda optam por fazer o clipping não só de si mesmas, mas também dos concorrentes diretos. Pode ser interessante saber o quanto eles estão sendo citados, por quais pautas, e comparar resultados.

 

Outra funcionalidade interessante do clipping é monitorar palavras-chave ligadas a sua marca e produtos. A ideia é entender quais as tendências e assuntos mais falados no setor e promover-se com base nessas informações.

 

No entanto, recolher tamanha quantidade de dados toma tempo. Para maior praticidade, há a opção de utilizar serviços pagos de clipping, que irão entregar informações já compiladas e classificadas.

 

Quanto devo investir?

Não existe valor exato. Tudo dependerá do formato, da periodicidade (diário, semanal, mensal), da quantidade de informações presentes no clipping e, principalmente, da ferramenta escolhida para realizá-lo.

 

Se sua marca ainda é pequena e ainda não tem tanta exposição, vale considerar realizar esse processo internamente, sem custo. Nesse caso, a ferramenta mais simples são os Alertas do Google. Nele, você seleciona palavras-chave (nome da marca, dos produtos, etc.), o idioma, o local, as fontes (veículos tradicionais, redes sociais, vídeos) e também a periodicidade com que você quer receber essas citações. Os resultados serão enviados para seu e-mail. Assim, você poderá reuni-los em uma planilha online, por exemplo, e fazer a categorização mais indicada.

 

Ferramentas básicas pagas, que organizam num e-mail diário as principais menções e prints das notícias, começam em algumas centenas de reais. Já ferramentas mais complexas, com relatórios, análises de concorrentes, classificação por tiers (uma relação de publicações que são mais relevantes para a sua empresa ou negócio), sentimento, valoração etc., podem chegar a alguns milhares de reais. 

 

Relatório

Após receber o clipping, o ideal é que a empresa ou sua assessoria monte um relatório com base nas informações trazidas. Afinal, os dados por si só não dizem nada: é necessário compilá-los e analisá-los para entender profundamente os resultados e, a partir daí, estruturar a melhor estratégia para sua a sua marca.

 

Vale sempre pedir orçamento e negociar um período de testes com o fornecedor de clipping para ver com qual você se adapta melhor. O importante é que você saia com segurança de que vai obter o que precisa para entender melhor o posicionamento da sua marca na mídia!

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