LegaBlog

Home / LegaBlog

Como aparecer nos resultados de pesquisa do Google?

Quem é que não usa Google hoje para pesquisar ... tudo?! O desafio de qualquer empresa ou negócio, nessa selva digital, é aparecer lá no alto nos resultados de pesquisas e contar com o clique do consumidor. Mas como fazer isso?

Quem é que não usa Google hoje para pesquisar ... tudo?! O desafio de qualquer empresa ou negócio, nessa selva digital, é aparecer lá no alto nos resultados de pesquisas e contar com o clique do consumidor. Mas como fazer isso?

 

A verdade é que o Google utiliza palavras-chave buscadas para identificar quais conteúdos da internet podem atender melhor à pesquisa do usuário. Por isso, quem possui um site institucional, blog ou loja virtual precisa estar muito atento à pesquisa de palavras-chave a fim de produzir um conteúdo que vá ao encontro daquilo que as pessoas buscam na internet.

 

Em resumo, você precisa identificar quais são as pesquisas mais comuns que as pessoas realizam em seu nicho de atuação e, a partir daí, produzir seus conteúdos.

 

Vamos falar sobre algumas variáveis que consideramos as mais relevantes para uma pesquisa de palavras-chave eficaz:

Volume - Essa é a variável que representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google. É uma variável importantíssima pois é fundamental garantir que haja muitas pessoas efetivamente procurando pelas palavras-chave com as quais você quer competir. Lembre-se: sempre que for utilizar uma ferramenta para encontrar o volume de busca, não se esqueça de verificar se está fazendo a pesquisa filtrando apenas as buscas realizadas no Brasil.

 

Dificuldade - Há palavras que já são exploradas por sites de muita relevância e bem avaliados pelo Google, enquanto outras ainda dão bastante margem para que sites novos rapidamente apareçam entre os primeiros resultados. Como resultado disso, é muito difícil posicionar seu site entre os primeiros para alguns termos e isso deve ser avaliado ao definir suas palavras-chave. Um ponto importante aqui é não confundir dificuldade orgânica com competição no Google Ads. A competição representa que muitas empresas estão comprando determinada palavra, e não que necessariamente essa palavra é de grande dificuldade.

 

Oportunidade - Sabe quando você realiza uma pesquisa no Google e aparecem outros elementos além dos resultados orgânicos, tais como resultados de buscas por vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios etc.? Todos esses elementos fazem a taxa de clique dos resultados orgânicos diminuírem, pois acabam “puxando” a atenção dos usuários para esses elementos. Por isso, quanto mais elementos extras no resultado, menor será a oportunidade de determinado termo.

 

Intenção de compra (estágio do funil) - Esta é uma variável para ajudar na tomada de decisão sobre um termo. Por exemplo, uma palavra que seja relacionada ao seu produto ou serviço é considerada uma palavra com alta intenção de compra – como “software de gestão de pessoas”. Já um termo do seu mercado que indique a busca por algum problema resolvido por seu produto, pode ser considerada como baixa intenção de compra – como “gestão de pessoas”, por exemplo.

 

Posição atual - Representa a posição atual do site do seu negócio para determinada palavra. A partir desse diagnóstico, é possível ver quais páginas você pode otimizar para melhorar a posição ou para quais você deve produzir um conteúdo.

Como fazer sua pesquisa de palavras-chave?

 

Encontre as principais palavras do negócio (head keywords) – Essas podem ser consideradas as palavras com maior volume de busca.  Normalmente elas também são as primeiras palavras que procuramos no Google quando estamos procurando pela solução de um problema.

 

Remova os termos que não fazem sentido – Há algumas palavras que não fazem tanto sentido para o negócio. Faça um filtro para remover essas palavras e também termos duplicados.

Encontre palavras long tail (cauda longa) - Levantados os termos principais, é hora de encontrar os termos cauda longa, ou long tail. Isso significa palavras mais específicas e, normalmente, com menor volume de busca e menor concorrência.

 

Utilize SEO – Essa sigla significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e na prática é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações têm como objetivo alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para o site ou blog da empresa.

A pesquisa de palavras-chave tem um papel importantíssimo na sua estratégia de Marketing Digital. Então invista!

14/01/2022

Mergulhe no universo dos clientes para captá-los

Nessa selva que é a internet, conseguir atrair a atenção das pessoas já não é fácil. Captar clientes, então ... confira a seguir dicas práticas da Legatto para despertar o interesse de consumidores em potencial e ainda reforçar sua marca.

Continuar lendo

07/01/2021

Você divulga bem seus produtos e serviços na internet?

Hoje, apenas noções superficiais sobre os consumidores já não são suficientes para atender às suas necessidades e fazer com que eles decidam pela compra. Você sabe o que influencia a decisão de compra dos seus clientes? Entender melhor quem consome seus produtos ou serviços é essencial para estruturar as estratégias do seu negócio.

Continuar lendo