LegaBlog

Home / LegaBlog

Comprar sem sair da plataforma? Simmm! Conheça o Instagram Shopping!

As redes sociais sempre foram locais que ofereciam inspiração para os seus usuários sobre diversos assuntos, como viagens, moda, beleza ou decoração. E foi justamente essa característica que também gerou um incentivo para que os usuários consumam cada vez mais o estilo de vida que veem no feed. Essa inspiração fez com que o Instagram se tornasse um local que motivava muito as compras: segundo a própria rede, o Insta era um espaço acessado por 70% dos entusiastas da moda para a descoberta de novos produtos. Além disso, 87% dos seus usuários já fizeram compras inspirados pelo conteúdo de algum influenciador.

As redes sociais sempre foram locais que ofereciam inspiração para os seus usuários sobre diversos assuntos, como viagens, moda, beleza ou decoração. E foi justamente essa característica que também gerou um incentivo para que os usuários consumam cada vez mais o estilo de vida que veem no feed. Essa inspiração fez com que o Instagram se tornasse um local que motivava muito as compras: segundo a própria rede, o Insta era um espaço acessado por 70% dos entusiastas da moda para a descoberta de novos produtos. Além disso, 87% dos seus usuários já fizeram compras inspirados pelo conteúdo de algum influenciador.

 

Pensando nisso, o Instagram uniu a necessidade das marcas (vender) com o desejo do consumidor (comprar) em um novo recurso, que permite comprar sem sair da plataforma: o Instagram Shopping.

Como vender pelo Instagram Shopping?

 

A principal forma de vender pelo Instagram Shopping é criando a sua loja on-line dentro da rede social. Para isso, as marcas podem cadastrar os seus produtos, que serão exibidos aos seguidores. As lojas ficam acessíveis para os usuários da plataforma a partir de um botão no perfil da marca ou mesmo através da aba “Loja”, onde é possível pesquisar por marcas ou explorar as que estão ali.

 

Outro recurso para ajudar os seus clientes na busca pelo produto perfeito são as coleções, uma espécie de álbum que reúne vários produtos. Você pode criar uma seleção de itens para presentear, uma coleção de roupas de verão ou mesmo um inventário de produtos para a casa, por exemplo.

 

Existem dois lugares onde o comprador pode encontrar as coleções da sua marca. Um deles é na aba de Loja, onde no canto superior direito existe um filtro para visualizá-las. O outro é na área de Guias, dentro do perfil da sua marca.

 

Outra forma encontrada para te ajudar a vender pelo Instagram Shopping foi o uso das etiquetas. Elas podem ser adicionadas aos seus posts do feed ou anúncios no Instagram, por exemplo, para que, ao ver um item na imagem, o consumidor já possa saber o seu preço. Além disso, ao clicar no preço exibido pelas etiquetas o seguidor é levado para a página de detalhes do produto.

 

Outra maneira de vender pelo Instagram Shopping é criando stories para anunciar os próximos produtos a serem lançados pela sua marca. Assim como acontece nos stickers de contagem regressiva do Instagram, os seus seguidores poderão definir lembretes para serem avisados quando a novidade estiver disponível para vendas. Além disso, ao clicar no sticker de lançamento é possível ver detalhes do que será vendido, para gerar expectativa na audiência.

 

Que tal vender durante uma live?

Agora é possível também promover um produto para a compra durante uma live. Ele aparece logo abaixo dos comentários da audiência, já com um botão para adicionar o produto ao carrinho de compras. Boas formas de ativar esse recurso são, por exemplo, fazer um evento para mostrar o funcionamento de um novo item que está à venda ou fazer uma parceria com influenciadores para um teste ao vivo do produto.

 

Como faço para entrar nessa?

Para vender pelo Instagram Shopping é preciso seguir alguns critérios da rede social:

 

·       O seu negócio precisa estar na lista de mercados suportados pela ferramenta;

·       A sua conta no Instagram precisa ser comercial ou de criador de conteúdo;

·       O seu negócio precisa ter um produto elegível pela plataforma;

·       A marca precisa cumprir o Acordo com o Comerciante e as Políticas de Comércio do Facebook (dona do Insta)

·       A marca deve ter um domínio de site a partir do qual pretende realizar vendas.

 

Como ativar o Instagram Shopping?

Confira a elegibilidade - Confira a lista acima de pré-requisitos para vendas pelo Instagram Shopping. Se a sua marca cumpre todos esses pontos, siga adiante.

 

Associe sua página do Facebook ao seu Instagram - Para isso, entre no perfil de instagram da sua marca e clique para editar o perfil. Em seguida, em Informações públicas sobre o negócio, selecione a opção “Página” e escolha qual página quer conectar ao seu negócio.

Carregue o portfólio de produtos - É possível criar seu catálogo de produtos manualmente no seu Gestor de Negócios do Facebook.

Revise sua conta - Para enviar o seu catálogo de produtos para a revisão, acesse o perfil da sua marca e clique no menu do canto superior direito. Em seguida, selecione “Definições” e cadastre-se para o Instagram Shopping, seguindo o passo a passo pedido. Essa fase de revisão pode levar alguns dias. Antes de liberar a sua conta para vendas, o Instagram pode precisar verificar se você é mesmo o dono do domínio do seu site. Se esse for o seu caso, a plataforma irá enviar uma notificação com um passo a passo a ser seguido para comprovar a posse do seu domínio.

 

Ative a funcionalidade de compras - Perfil aprovado? Então vamos para o passo final para poder usar os recursos do Instagram Shopping. Vá até o perfil da sua marca e abra o menu que fica no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em “Definições”, depois em “Negócio” e, por fim, em “Compras”. Agora, você irá selecionar o catálogo de produtos que pretende associar a este perfil.

 

Use os recursos de vendas - Agora o Instagram Shopping está liberado e ativo na sua conta! É hora de começar a inserir etiquetas de preços em fotos, usar o sticker de vendas dos stories, promover lives ou fazer stories de lançamentos de produtos, além de criar guias para reunir coleções de itens pelos quais a sua audiência pode se interessar. 

 

Agora que estou aqui, como vender mais? Confira 4 dicas espertas!

Entenda quem é o seu público - Muitas marcas ainda cometem o erro de anunciar para um público amplo, sem levar em consideração as características específicas dos seus consumidores. Ao conhecer em profundidade quem é o público do seu negócio, você consegue compreender o que faz com que ele goste dos seus produtos. Vale fazer enquetes com os seus seguidores nos stories ou enviar uma newsletter com um formulário do Google a ser respondido em troca de algum benefício. Suas próprias redes sociais também são uma ótima fonte de consulta. O ideal é você entender quem é a sua persona, que é a representação fictícia – porém baseada em dados reais – do cliente do seu negócio.

 

Coloque no contexto - Isso significa não criar uma comunicação sem contexto, que pareça posada para a foto e, portanto, fria e distante da realidade do seu comprador. O ideal é que as fotos para divulgar os seus produtos sempre tragam contexto, ou seja, que mostrem em que ocasiões o consumidor poderá fazer uso deles (ex: no trabalho, na academia) e quais proveitos poderá tirar dessa compra.

Humanize a sua comunicação - Enquanto uma foto com o produto em um cenário pode parecer algo montado demais, trazer pessoas para as imagens tem o efeito inverso: faz com que a audiência tenha alguém com quem se identificar. Por isso, recrute amigos ou contrate modelos para tirar fotos de pessoas reais usando os seus produtos. Tente sempre representar nas suas imagens tipos de pessoas que sejam parecidas com o seu público.

 

Aposte no remarketing – Remarketing significa divulgar os seus posts e produtos para pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma. Ou seja, significa que os seus anúncios com os produtos do Instagram Shopping vão aparecer para quem já curtiu, comentou, compartilhou e salvou o seu conteúdo ou mesmo comprou diretamente dos seus posts. Para trabalhar o remarketing na sua estratégia digital será necessário instalar no seu site o pixel do Facebook. O pixel é um código, a ser inserido no HTML da página, que identifica cada visitante do seu site vindo das redes sociais e cria uma lista de quem são essas pessoas.

14/01/2022

Mergulhe no universo dos clientes para captá-los

Nessa selva que é a internet, conseguir atrair a atenção das pessoas já não é fácil. Captar clientes, então ... confira a seguir dicas práticas da Legatto para despertar o interesse de consumidores em potencial e ainda reforçar sua marca.

Continuar lendo

07/01/2021

Você divulga bem seus produtos e serviços na internet?

Hoje, apenas noções superficiais sobre os consumidores já não são suficientes para atender às suas necessidades e fazer com que eles decidam pela compra. Você sabe o que influencia a decisão de compra dos seus clientes? Entender melhor quem consome seus produtos ou serviços é essencial para estruturar as estratégias do seu negócio.

Continuar lendo