LegaBlog

Home / LegaBlog

E se não existisse lixo? Saiba mais sobre Economia Circular

Você já parou para pensar nos resíduos que são descartados diariamente na sua casa e que poderiam ser utilizados como matéria-prima para novos produtos? E todos os resíduos orgânicos que jogamos fora e poderiam servir como adubo?

Você já parou para pensar nos resíduos que são descartados diariamente na sua casa e que poderiam ser utilizados como matéria-prima para novos produtos? E todos os resíduos orgânicos que jogamos fora e poderiam servir como adubo?

Essa é a Economia Circular. O tema vem ganhando cada vez mais importância nos últimos tempos com uma proposta simples e, ao mesmo tempo, ousada: tirar o conceito de “lixo” que temos em nossas cabeças e substituir por uma visão contínua e cíclica de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um ciclo novo (circular).

A ideia tem tudo a ver com sustentabilidade porque se inspira no mecanismo dos próprios ecossistemas naturais, num processo contínuo de reaproveitamento e reciclagem. O conceito de Economia Circular também anda de mãos dadas com a logística reversa, já que sua base seria reúso (por parte do consumidor final), remanufatura, reutilização e reciclagem. E cada setor envolvido no processo de produção tem um dever na logística reversa. São eles: consumidores devolverem produtos em locais específicos; comerciantes instalarem locais para a devolução; indústrias retirarem os produtos e reciclá-los; e governo promover conscientização para consumidores e fiscalizar as etapas.

É possível notar que a Economia Circular não depende apenas das empresas e sim de todos os envolvidos no ciclo de vida de um produto: isso inclui, portanto, atitudes como a rotulagem ecológica, disseminação de informações sobre questões ambientais na mídia e cursos oferecidos pelas instituições de ensino. Também é preciso melhorar a eficiência no reaproveitamento de resíduos sólidos e na criação de produtos, aperfeiçoando a composição de uma forma que possibilite o retorno do material para a cadeia produtiva.

Sua empresa já pensou em abraçar a Economia Circular? Essa é uma forma inteligente de pensar e que pode fazer muita diferença para seu produto, sua reputação no mercado e, claro, para o Planeta. 

17/06/2022

Hero, Hub, Help: estratégia de conteúdo para + resultados

Os 3Hs (Help, Hub e Hero) são uma metodologia para gerar conteúdo de valor, de acordo com as fases do funil de vendas

Continuar lendo

10/06/2022

Sabe como gerar mais oportunidades de vendas? Marketing Digital!

Marketing Digital não se resume a seguidores e curtidas. Redes sociais e sites devem ser usados de forma estratégica

Continuar lendo