LegaBlog

Home / LegaBlog

LGPD, o que é isso?

A LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados, estipula uma série de obrigações para empresas que trabalham com coleta, armazenamento, tratamento ou compartilhamento de dados pessoais, seja na internet ou fora dela. Neste resumo, você vai entender um pouco mais sobre como ela funciona e em quais princípios ela se baseia. 

Um dos principais pilares da lei são as bases legais que garantem às empresas segurança diante do uso desses dados. Após sancionada a lei, a empresa que não possuir bases legais adequadas estará cometendo uma prática ilegal. Aqui na Legatto, por exemplo, já estamos nos inteirando de todas as mudanças para garantir que a coleta de dados de nossos clientes esteja sendo feita de maneira devida.

Mas e você, já sabe como se adequar a essa nova realidade? 🤔

A atribuição de bases legais aos leads de uma empresa não garantem 100% que ela esteja em conformidade com a lei. Fatores como os princípios atrelados a ela devem ser levados em consideração e ditarão se as bases legais adotadas serão válidas ou não. Veja quais são os princípios legais da LGPD: 

 

Finalidade e Adequação:

Estes princípios determinam que uma empresa não pode utilizar os dados que retém como bem entender. É necessário possuir uma finalidade específica, informada ao titular. 

 

Necessidade 

A coleta e utilização de dados pessoais deve se restringir ao mínimo necessário para a realização das finalidades pretendidas pela empresa.

 

Transparência:

Garantia aos titulares, de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comerciais e industriais. 

 

Não discriminação:

Impossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos. 

 

Fonte de pesquisa: Resultados Digitais. 

A vez da News

A Newsletter é um tipo de email informativo com disparos recorrentes que aborda diversos assuntos e geralmente apresenta as últimas notícias e destaques de um período. 

Sendo um dos formatos mais comuns de email marketing, a news é considerada um dos primeiros passos para a promoção de ações nesse canal. 

Continuar lendo

6 tendências para se reinventar após a pandemia

2020 foi marcado pela pandemia que alterou a vida e a rotina de muita gente. Quando falamos sobre o mercado digital, a dúvida que surge é: o que de fato foram as maiores mudanças? Quais serão os próximos passos a partir daqui?

 

As duas questões acima são muito pensadas, considerando o dinamismo e a imprevisibilidade de um mundo globalizado , que que algo que ocorre em uma parte do planeta, pode afetá-lo como um todo. Pensando nisso, percebemos o quão fundamental a comunicação é, ainda mais depois do home office, que se estabeleceu como um modelo de trabalho para grande parte das empresas. 

Continuar lendo