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Marketing Digital em 2021

O novo coronavírus teve influência direta nas tendências de Marketing Digital de 2021. Velhos hábitos dos consumidores e processos de empresas foram afetados pela pandemia e algumas mudanças ditam tendência. 

O mercado anualmente analisa as mudanças do último ano e pontua quais serão as próximas tendências de Marketing Digital. Em 2021, essa análise vem acompanhada das transformações que a pandemia causou no mercado e nos hábitos de consumidores e empresas. 

 

2020 foi um ano atípico para todo mundo. A pandemia provocou, além de muitas perdas, a transformação no comportamento, tecnologia e modelos de trabalho que impactam diretamente o Marketing Digital. 

 

Enquanto as pessoas estavam se adaptando ao distanciamento social, as empresas estavam em busca de fortalecer a sua transformação digital e ganhar espaço neste universo. 

Vendo por este ponto, a pandemia foi responsável por lançar novas tendências e acelerar processos que vinham caminhando a passos lentos. 

 

No conteúdo abaixo, iremos listar algumas tendências para o ano de 2021 e, que sem dúvidas, vão fazer muita diferença em sua estratégia. 

 

Valorização das experiências

 

A pandemia restringiu as pessoas de circularem livremente, e dentro de casa, a alternativa foi buscar novas formas de seguir com a vida. 

Nesse contexto, um dos formatos de Marketing Digital que já era forte e se popularizou foram as lives ou transmissões ao vivo. É quase impossível encontrar alguém que não tenha visto uma aula, palestra ou show ao vivo pela internet. 

 

Elas se multiplicaram por diversos canais, do youtube, ao facebook e instagram. Batendo recordes de visualizações e oferecendo conexão às pessoas. 

 

Mas mais do que apenas conectar diferentes pessoas, as lives ofereceram experiências de conexão em tempo real, o que torna ainda mais profunda a proximidade e envolvimento com o conteúdo. 

 

Incentive a participação dos usuários, inclusive em outras redes sociais como o Twitter, por exemplo, que é outro grande exemplo de interação em tempo real.

 

Assistentes de voz 

 

Os assistentes de voz estão chegando ao Brasil, e durante a pandemia, o seu uso cresceu 47% entre os brasileiros. 

 

O Google Trends mostra que o interesse pela Alexa, por exemplo, criada pela Amazon, aumentou consideravelmente neste ano. Por isso, podemos considerar que essas tendências há algum tempo presentes nos Estados Unidos, podem estar chegando ao Brasil.

 

Outros aparelhos como Amazon Echo e Google Home são capazes de tocar música, fazer listas de tarefas, buscas, configurar alarmes e controlar outros aparelhos, sendo possível até mesmo realizar compras. 

 

Para as estratégias de marketing digital, os assistentes por voz são uma mão na roda para a inovação. Existe um campo enorme para se explorar com esses recursos, desde o desenvolvimento de produtos que se conectem a eles até a criação de conteúdos por áudio que podem ser consumidos. 

 

Marcas Humanas 

 

A pandemia mexeu com as emoções de todo mundo e os sentimentos ficam à flor da pele diante de tantas perdas e incertezas. 

 

As marcas também foram afetadas por esse cenário tão difícil e perceberam que assim como o público, eram frágeis, diante de tantas mudanças no mercado. 

 

Porém, aquelas que souberam assumir sua condição humana e compreender seu papel em um momento de incertezas, conseguiram se conectar com as pessoas, fortalecendo o processo de humanização, o que gera identificação com os consumidores.

 

A essência de uma marca deve orientar o seu posicionamento diante de temas polêmicos e causas importantes, como a diversidade ou sustentabilidade, por exemplo. Isso torna uma marca mais consistente.

 

Dados e Performance

 

Na correria para produzir conteúdos, muitas empresas podem se esquecer de algo importante: a análise de dados. 

Se o Marketing de Conteúdo tem objetivos claros, a estratégia deve oferecer indicadores que mostrem se tudo está indo pelo caminho certo. 

 

Uma boa análise das métricas mostra se o conteúdo teve aderência, se gerou conversão ou alcançou o número de pessoas desejado, por exemplo. Todas as informações servem para otimizar as estratégias para que elas gerem mais resultados.

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