LegaBlog

Home / LegaBlog

Marketing Digital para negócios locais?! Como assim?

Muitos negócios locais não conseguem se visualizar investindo — e obtendo resultados — com uma estratégia de Marketing Digital. O motivo? Pensar que a estratégia é restrita a grandes empresas, de atuação nacional e com orçamentos rechonchudos! Mas é possível, sim, tirar proveito da divulgação on-line, mesmo atuando localmente. Para isso, basta adaptar a estratégia, usando a internet para atrair consumidores que estão na mesma região que a empresa.

Muitos negócios locais não conseguem se visualizar investindo — e obtendo resultados — com uma estratégia de Marketing Digital. O motivo? Pensar que a estratégia é restrita a grandes empresas, de atuação nacional e com orçamentos rechonchudos! Mas é possível, sim, tirar proveito da divulgação on-line, mesmo atuando localmente. Para isso, basta adaptar a estratégia, usando a internet para atrair consumidores que estão na mesma região que a empresa.

 

Pense melhor: quantas vezes você já procurou na internet para encontrar determinado estabelecimento na sua região? Seja em busca de um restaurante, padaria ou cabeleireiro, é comum pesquisarmos on-line para descobrirmos boas opções por perto. E na maioria absoluta das vezes, o negócio escolhido é aquele que aparece nas primeiras posições da pesquisa e que oferece informações como horário de funcionamento, endereço, telefone, fotos e avaliações dos clientes, além de links para o site e as redes sociais.

 

E é aí que entra o Marketing Digital - conjunto de estratégias que servem para divulgar uma empresa na internet. E o melhor é que, em comparação com estratégias mais tradicionais, como propagandas na TV, rádio, outdoor e panfletos, o marketing feito na internet é bem mais acessível.

 

Como fazer isso? Confira 6 dicas:

 

Crie uma conta no Google Meu Negócio – Esta é uma ferramenta que serve para que a sua empresa seja encontrada em buscas no Google e no Google Maps. É a partir desse cadastro que seu negócio local aparecerá nos resultados com as informações completas. Além disso, o Google Meu Negócio também permite que a empresa interaja com os clientes e acesse dados de como os clientes pesquisam sobre a empresa, além de outras informações relevantes.

Mantenha suas redes sociais ativas - Você pode ir além e criar perfis nas redes sociais, sempre focando naquelas em que o seu público-alvo está. Nas redes sociais, negócios locais podem incluir informações sobre cardápio, cursos disponíveis e outras novidades. Essas plataformas também são interessantes para fazer ações como sorteios e concursos e se comunicar com o público, seja nos comentários ou tirando dúvidas por mensagem.

 

Incentive as avaliações - Ter reviews positivos pode ser decisivo entre um cliente escolher o seu negócio ou o da concorrência. Por isso, é importante conquistá-los. E se você oferece produtos e serviços de qualidade, aliados a um bom atendimento, é provável que as avaliações positivas predominem! Ao finalizar um uma venda, peça gentilmente que o cliente avalie seu negócio na internet para dar aquela força.

 

Invista em SEO – O SEO - Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca - é essencial para qualquer empresa que deseja ser encontrada no Google pelos consumidores em potencial. Outra dica é investir em SEO local, que, além dos mecanismos de busca, leva em conta a geolocalização e as redes sociais, para que você seja encontrado por quem faz buscas na sua região.

 

Otimize o site - Para ter bons resultados de Marketing Digital para negócios locais, é importante, primeiro, ter uma página que se adeque a diferentes dispositivos, como computadores e celulares — as buscas pelo celular, aliás, são bem comuns quando se trata de buscas locais.

 

Faça anúncios segmentados - você também pode aproveitar os benefícios dos anúncios segmentados, que são outra possibilidade interessante do Marketing Digital para negócios locais. Nos anúncios on-line, você pode investir a quantia que tiver disponível. É importante dar lances em palavras-chave que levem os consumidores para a sua empresa, criando campanhas que incluam sua cidade ou até mesmo o bairro – por exemplo, “padaria Jundiaí”.

 

Ao iniciar um projeto de Marketing Digital, você está plantando a semente de seu negócio na esfera digital. Vamos começar? 

14/01/2022

Mergulhe no universo dos clientes para captá-los

Nessa selva que é a internet, conseguir atrair a atenção das pessoas já não é fácil. Captar clientes, então ... confira a seguir dicas práticas da Legatto para despertar o interesse de consumidores em potencial e ainda reforçar sua marca.

Continuar lendo

07/01/2021

Você divulga bem seus produtos e serviços na internet?

Hoje, apenas noções superficiais sobre os consumidores já não são suficientes para atender às suas necessidades e fazer com que eles decidam pela compra. Você sabe o que influencia a decisão de compra dos seus clientes? Entender melhor quem consome seus produtos ou serviços é essencial para estruturar as estratégias do seu negócio.

Continuar lendo