LegaBlog

Home / LegaBlog

Os 6 principais pontos que vão convencer você da importância do Marketing Digital

Falar com as pessoas certas, investir pouco para começar, ter controle dos resultados: quem é que não quer isso para a empresa? Além de toda a visibilidade on-line, outros fatores mostram a importância do Marketing Digital, já adotado por milhares de empresas brasileiras.

Falar com as pessoas certas, investir pouco para começar, ter controle dos resultados: quem é que não quer isso para a empresa? Além de toda a visibilidade on-line, outros fatores mostram a importância do Marketing Digital, já adotado por milhares de empresas brasileiras.

 

A crise da pandemia acelerou ainda mais os processos de transformação digital: segundo a pesquisa Panorama PMEs, da Resultados Digitais, 85,6% das empresas apontaram que o Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Marketing Digital, seria fundamental para a retomada dos negócios.  Na mesma pesquisa, 70,9% das empresas disseram que precisariam melhorar seus processos de Marketing e Vendas. Combinando esses dois dados, percebemos que o Marketing Digital é o caminho que muitas empresas tomarão daqui para frente. E você, onde fica nessa?

 

Vamos começar explicando melhor

 

Marketing Digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos. As possibilidades de aplicações são múltiplas, mas existem algumas estratégias e técnicas que são mais usadas pela grande maioria dos negócios, porque trazem resultados positivos de forma consistente. São elas:

- Marketing de Conteúdo,

- E-mail Marketing,

- Redes sociais,

- Otimização de conversão

- Marketing de Busca.

 

Praticamente tudo que você conhece sobre marketing na internet está incluído nessas 5 grandes frentes de atuação. Está tudo ali: blogs, vídeos, Facebook, Google, Instagram, newsletters, WhatsApp, Gmail e muito mais! (E você pode saber mais sobre todas aqui mesmo no blog da Legatto). A combinação de boas práticas nessas estratégias gera resultados para milhares de empresas. Confira a seguir 6 pontos que provam o valor e a importância do Marketing Digital para empresas:

 

1 - Garantir uma presença forte na internet - Quando você tem um problema ou uma dúvida, o que você faz? Procura no Google! O Google é o maior buscador on-line do mundo. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos resultados e seja encontrada, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes. Ter uma presença digital hoje em dia é fundamental. E se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, as chances de ele não entrar em contato com você são imensas.

 

2 - Construir uma audiência qualificada - Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos de consumo? Suas profissões? Ou você nem se relaciona com eles?! Esse é outro ponto importante do Marketing Digital para empresas: o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução, relacionar-se com ela e até fidelizá-la. O Marketing Digital possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuem afinidade com seu produto/solução. Além disso, você pode organizar esses contatos, seja por meio de e-mails cadastrados, assinantes de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes sociais. Essa audiência se tornará um ativo fundamental para a empresa.

 

3 - Falar com o público certo na hora certa – Sabe aquela campanha de e-mail que você recebeu e que não tem nada a ver com o que você precisa? Ou aquele flyer que você recebeu na caixa de correio e que oferece um produto que você já comprou? Esses erros na comunicação costumam custar caro, e com o Marketing Digital você pode evitá-los. Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público. É possível também criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência: com as ferramentas existentes no mercado, ficou mais fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários. Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo. Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing.

 

4 - Sair na frente da concorrência - Muitas empresas só estão despertando agora para a importância do Marketing Digital. Isso mostra que, se começar a investir hoje, você ainda se diferenciará de boa parte de seus concorrentes. Sua empresa pode se destacar com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas. Imagine que você está buscando por uma solução e ainda não possui referências: em qual empresa você confia mais? Uma empresa que possui um bom site, uma boa fanpage e um blog com conteúdos gratuitos e de valor ou em uma empresa que não tem nada disso?

 

5 - Investir pouco para começar – O Marketing Digital não é gratuito. Mas com as ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional. Anunciar na televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoors custa caro! Já o Marketing Digital, embora exija um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de marketing on-line ocupam também grande parte das estratégias de marketing de grandes empresas.

 

6 - Analisar resultados com eficácia - É possível acompanhar com precisão os resultados de qualquer ação de Marketing Digital. Exemplo: um anúncio em flyer e uma campanha de E-mail Marketing. No caso dos flyers, você até sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de fato lidas, quantas pararam no lixo e quantas geraram vendas para a sua empresa. Já com os e-mails, você consegue ter o acesso exato de quantas pessoas abriram cada um deles, quantas clicaram em algum link e até mesmo quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha.  É possível monitorar com extrema precisão o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios no Google, os resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do usuário até ele se tornar cliente e muito mais.

E então, conseguimos convencer você da importância do Marketing Digital? Só não demore muito para começar. Fale com a Legatto. 

17/09/2021

Marketing Digital para negócios locais?! Como assim?

Muitos negócios locais não conseguem se visualizar investindo — e obtendo resultados — com uma estratégia de Marketing Digital. O motivo? Pensar que a estratégia é restrita a grandes empresas, de atuação nacional e com orçamentos rechonchudos! Mas é possível, sim, tirar proveito da divulgação on-line, mesmo atuando localmente. Para isso, basta adaptar a estratégia, usando a internet para atrair consumidores que estão na mesma região que a empresa.

Continuar lendo

10-09-2021

Quem é que não gosta de uma dica interessante? Isso é Inbound Marketing

Quer encantar seus clientes? Aposte no Inbound Marketing. Milhões de empresas, do mundo todo, usam essa estratégia de atração que traz excelentes resultados. Quer aprender mais sobre o assunto e ver se o Inbound é para você? Ou você está se perguntando: que bicho é esse?!

Continuar lendo