LegaBlog

Home / LegaBlog

Que tal uma estratégia para aumentar as vendas do e-commerce?

Entre tantas opções de e-commerce, prender a atenção do usuário é um desafio! Aí o negócio é usar estratégias – e essas são as melhores: conteúdo de qualidade e SEO -  sigla que significa Search Engine Optimization, ou, em português, Otimização para Mecanismos de Buscas.

Entre tantas opções de e-commerce, prender a atenção do usuário é um desafio! Aí o negócio é usar estratégias – e essas são as melhores: conteúdo de qualidade e SEO -  sigla que significa Search Engine Optimization, ou, em português, Otimização para Mecanismos de Buscas.

 

Mas como isso funciona? Existem alguns fatores básicos que merecem atenção. Confira:

 

Ter um público segmentado da maneira correta – Parece óbvio, não é? Mas muitos comércios online ainda não investem na segmentação correta do público, e este é um passo muito importante para conseguir alcançar os clientes com maior assertividade e solucionar as suas dores. E o que é o público bem segmentado, afinal? Para definir este ponto, é necessário ter uma persona bem resolvida e descrita. Tendo todas as informações do seu consumidor ideal, você conseguirá seguir para os próximos passos e estimular a ação de compra. Algumas informações que você deve reconhecer são: qual a faixa etária dos seus consumidores; onde moram; quem é o seu potencial cliente; que tipo de assunto interessaria a ele sobre o seu setor; quais são as atividades mais comuns que ele realiza; qual seu nível de instrução - e assim por diante. Assim, todas as estratégias de marketing para e-commerce se tornam mais efetivas, certeiras e trarão os resultados esperados. Tenha isso em mente: definir a persona é o primeiro passo que se dá na escada para o sucesso do seu e-commerce.

 

Faça uso de boas estratégias de conteúdo - Com interações e conteúdo de valor – que solucionam e respondem algumas dúvidas e dores do público – você terá maiores chances de fidelizar clientes e aumentar vendas. Além disso, grandes empresas como a Apple e Nubank possuem canais de interação e conversação com a audiência (as redes sociais, por exemplo), que garantem a presença na mente do consumidor.

 

Como faço conteúdo de valor? - O conteúdo pode ter diversos formatos, como posts para blogs, vídeos tutoriais, infográficos, e-books e outros materiais ricos. Além de garantir a presença na vida do usuário, você também tem a chance de se tornar autoridade no segmento em que atua. Algumas dicas que poderão ajudá-lo na implementação dessas estratégias para aumentar a venda do seu e-commerce são a produção de conteúdos que tenham relação com o seu nicho e correlação com a sua empresa; e otimizar as páginas dos produtos, colocando descrições e seguindo as técnicas de SEO. É importante manter a consistência em suas publicações, ou seja, ter um cronograma de postagens e não ficar sumido das redes sociais por muito tempo.

 

Estratégia de Conteúdo e SEO - Outro ponto importante são as estratégias de SEO para aumentar as vendas do e-commerce. Como o nome já diz, essas estratégias são a chance para os comércios online atingirem o seu público-alvo de forma certeira e com uma boa posição no resultado de pesquisas do Google (que praticamente todo mundo usa quando procura qualquer coisa!)

 

Conheça as estratégias mais comuns de SEO:

 

Uso de palavra-chave - A pesquisa de palavras-chave precisa ser realizada com cuidado para que o recolhimento de termos úteis seja eficiente para fazer o seu e-commerce aparecer nas primeiras posições do Google. Isso vai garantir que o público encontre o seu e-commerce durante uma pesquisa de sites no Google. Não realizar essa etapa, assim como a segmentação correta de público para a sua loja virtual, fará com que usuários não qualificados caiam em seu site e as estratégias não funcionem.

 

Otimize as suas URLs - Inserir os termos da pesquisa de palavras nas suas URLs também é uma estratégia importante de SEO e que você pode adotar para melhorar os resultados nos mecanismos de busca. A otimização de URL (também conhecida como URL amigável) ocorre quando você não utiliza números, evita símbolos e cria endereços óbvios que possam servir como reforço para o que será apresentado na página.

 

Use imagens otimizadas! - Sabemos que as imagens são ferramentas essenciais para atrair a atenção e convencer usuários a adquirirem os seus produtos. Esses registros também são importantes para descrever o produto e falar sobre a qualidade deles. É interessante inovar e oferecer aos compradores visões de ângulos diferentes. Esses pequenos cuidados contribuem para que o produto apareça primeiro nas pesquisas, aumentando as suas vendas!

17/06/2022

Hero, Hub, Help: estratégia de conteúdo para + resultados

Os 3Hs (Help, Hub e Hero) são uma metodologia para gerar conteúdo de valor, de acordo com as fases do funil de vendas

Continuar lendo

10/06/2022

Sabe como gerar mais oportunidades de vendas? Marketing Digital!

Marketing Digital não se resume a seguidores e curtidas. Redes sociais e sites devem ser usados de forma estratégica

Continuar lendo