LegaBlog

Home / LegaBlog

Quem é que não gosta de uma dica interessante? Isso é Inbound Marketing

Quer encantar seus clientes? Aposte no Inbound Marketing. Milhões de empresas, do mundo todo, usam essa estratégia de atração que traz excelentes resultados. Quer aprender mais sobre o assunto e ver se o Inbound é para você? Ou você está se perguntando: que bicho é esse?!

Quer encantar seus clientes? Aposte no Inbound Marketing. Milhões de empresas, do mundo todo, usam essa estratégia de atração que traz excelentes resultados. Quer aprender mais sobre o assunto e ver se o Inbound é para você? Ou você está se perguntando: que bicho é esse?!

 

Vamos começar lembrando que a transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor mudaram as regras do jogo para sempre. Diante disso, as empresas precisaram criar formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a melhor delas.

 

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade, voltado para um público-alvo específico, para se comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.

 

Em resumo, o Inbound Marketing é a estratégia na qual os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. Afinal, quem é que não gosta de um conteúdo interessante, uma dica legal, uma solução para um problema? A partir daí fica mais fácil apresentar seu produto ou serviço e conquistar clientes, transformando-os até em promotores da marca.

 

Não é à toa que o termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração e seja também conhecido como “Novo Marketing”.

 

Principais características do Inbound

Visto que o Inbound Marketing oferece conteúdo para satisfazer as dúvidas que o público traz, há mais abertura para um relacionamento próximo, baseado no diálogo constante entre empresa e consumidor. Para isso, o conteúdo é usado para atrair a atenção do público, por canais como blog, redes sociais e e-mail. O custo é menor e os resultados podem ser medidos de forma rápida e precisa.

Com isso, você pode esperar:

 

Comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, interação é aberta e constante;

 

Continuidade: em vez de interromper as pessoas – tipo, ‘olha o comercial!’ -, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas;

 

Maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valor sem interrupções, o engajamento é maior.

 

Em dúvida se vale a pena investir? Vamos apresentar alguns motivos para você entender a importância da estratégia para seu negócio.

 

Alcance do público certo - Uma estratégia de Inbound bem elaborada tem tudo para aumentar muito o público que entra em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo. Em vez de simplesmente atrair tráfego de pessoas que não têm a mínima possibilidade de comprar de você, o conteúdo vai chamar a atenção apenas dos que mostram potencial de compra futura. Mas o principal não é a quantidade, e sim a qualidade do público alcançado. A boa notícia é que o Inbound também se destaca nesse aspecto, já que o conteúdo altamente segmentado permite alcançar o público certo.

 

Aproximação com clientes - O nome “Marketing de Atração” não foi dado à toa. Por oferecer conteúdo que ajuda a persona (personagem fictício que representa o cliente ideal) na prática, em vez de simplesmente tentar “empurrar” qualquer produto nela, cria-se uma relação de confiança. A partir daí, seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas do que estaria sem uma estratégia de conteúdo focada nas necessidades deles. Além disso, o Inbound Marketing se baseia totalmente na comunicação aberta e na interação constante. Saber a opinião e acompanhar a reação da persona ao que você cria de conteúdo é a melhor fonte de feedback possível.

 

Maior poder de persuasão - É muito mais difícil vender para quem está em dúvida, e quando isso acontece a relação pós-venda não costuma ser das melhores. O Inbound Marketing confere maior poder de convencimento porque é um argumento baseado em informações sólidas, e que se constrói ao longo do tempo. Durante todo o processo Inbound, a persona recebe exatamente o tipo de conteúdo que precisa, o que dá a ela tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando. Em resumo, o relacionamento que você se esforçou tanto para construir vai fazer toda a diferença no momento mais decisivo da jornada de compra.

 

Ciclo mais curto de vendas - Uma das muitas utilidades do Inbound é reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar. Isso acontece por causa do conteúdo altamente relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra. Entre os resultados de ter um ciclo de vendas menor estão, principalmente, o aumento das vendas e a diminuição de custos.

 

Diminuição de custos – O ideal é sempre o mínimo possível, certo? Além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound também é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca. O melhor é que essa redução dos custos não faz o negócio sofrer com a perda de qualidade ou a diminuição de resultados. Pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente.

 

Mensuração de resultados em tempo real - Marketing de sucesso é sempre orientado a resultados, e é fundamental acompanhar os dados em tempo real para saber com precisão e rapidez o que está funcionando ou não. Com o Inbound Marketing, isso é possível.

 

Ticket médio maior - Leads qualificados e bem-informados durante o processo de venda se sentem mais confiantes para comprar e, por conta disso, costumam gerar um ticket médio maior com relação aos que não passam por um processo de educação. O Inbound Marketing tem todas as ferramentas que você precisa para nutrir os leads e acompanhá-los de perto antes de oferecer algum produto ou serviço.

 

E então, já se decidiu por um conteúdo de qualidade para divulgar sua marca ou serviço? Fale com a Legatto e descubra a diferença que o Inbound Marketing pode fazer na vida dos seus potenciais clientes e nas suas vendas. 

14/01/2022

Mergulhe no universo dos clientes para captá-los

Nessa selva que é a internet, conseguir atrair a atenção das pessoas já não é fácil. Captar clientes, então ... confira a seguir dicas práticas da Legatto para despertar o interesse de consumidores em potencial e ainda reforçar sua marca.

Continuar lendo

07/01/2021

Você divulga bem seus produtos e serviços na internet?

Hoje, apenas noções superficiais sobre os consumidores já não são suficientes para atender às suas necessidades e fazer com que eles decidam pela compra. Você sabe o que influencia a decisão de compra dos seus clientes? Entender melhor quem consome seus produtos ou serviços é essencial para estruturar as estratégias do seu negócio.

Continuar lendo