Marketing Digital não se resume a seguidores e curtidas. Redes sociais e sites devem ser usados de forma estratégica
Quando se fala em Marketing Digital, muita gente já pensa em postagens fofinhas ou aleatórias, em busca de seguidores e curtidas. Mas o que isso rende para a imagem do negócio ou nas vendas da sua empresa? Provavelmente nada. Entretanto, não é assim que o Marketing Digital funciona: apenas administrar redes sociais não gera o resultado esperado, existem métodos melhores para escalar sua empresa.
Para fazer essa estratégia render, a ênfase deve ser em usar as redes sociais de forma planejada, com apoio de mídia paga para impulsionar os resultados, e ter um site profissional para o seu negócio. Sim, um site! Lembre-se que o Instagram, o Facebook e o Linkedin, por exemplo, não pertencem a você: se amanhã mudar a regra do algoritmo, sua empresa pode ser prejudicada. Mas quando sua marca ou negócio têm um site, você consegue construir em um terreno que é seu.
Voltamos aqui à questão do planejamento: investir em mídia paga e ter um site não resolve tudo. Se você não divulgar seu site de maneira correta, provavelmente terá poucos visitantes e zero vendas.
Teoricamente, com mais visitantes você consegue mais leads, oportunidades e vendas. No entanto, é essencial frisar que não adianta trazer qualquer pessoa para seu site, e sim leads qualificados, de gente interessada em comprar o que você vende e que faz parte do público-alvo do seu negócio.
Como usar as redes sociais da forma correta para gerar mais oportunidades de vendas? Aqui vão 2 dicas quentes da Legatto:
Segmentação é tudo de bom – Qual é sua persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal? Para criar anúncios nas redes sociais, explore as segmentações ao máximo e direcione a publicidade para a persona ideal. Em um anúncio do Facebook ou do Instagram é possível selecionar país, estado e cidade da pessoa que vai ver o anúncio. Além disso, você consegue delimitar a faixa etária e o gênero, entre outras informações, e isso faz toda a diferença! Se você vende artigos infantis, por exemplo, pode escolher a segmentação de mulheres de 20 a 40 anos, acrescentando dados demográficos, como ocupação, formação e até relacionamento (para as que estão em um relacionamento sério). Quanto mais detalhado o direcionamento, mais eficiente a sua campanha tende a ser, pois ela vai atingir exatamente quem tem mais chances de realizar a compra.
Acompanhe as campanhas de pertinho - Após colocar as estratégias em prática, é essencial acompanhar e analisar criteriosamente como elas estão performando. Assim, você poderá tomar as melhores decisões e entender o que precisa ser potencializado ou modificado. Entre os dados a serem verificados, estão alcance (se o anúncio está de fato impactando as pessoas), volume de cliques e custo por resultado.
Esses insights vão fazer toda a diferença para seu negócio! Para montar uma estratégia eficiente, fale com a Legatto.
Os 3Hs (Help, Hub e Hero) são uma metodologia para gerar conteúdo de valor, de acordo com as fases do funil de vendas
Mariana Cristina, Coordenadora de MKT Digital da Legatto tira as cartas da manga na nossa conversa sobre estratégias, tendências e desafios do marketing digital.