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Textos persuasivos para vender mais: saiba como fazer!

Ninguém começa a escrever “textos que vendem” da noite para o dia. É necessário ter prática e habilidade para usar as palavras certas! Mas há algumas dicas quentes se você quer começar a produzir conteúdos persuasivos para seu comércio, e-commerce ou empresa.

Ninguém começa a escrever “textos que vendem” da noite para o dia. É necessário ter prática e habilidade para usar as palavras certas! Mas há algumas dicas quentes se você quer começar a produzir conteúdos persuasivos para seu comércio, e-commerce ou empresa.

 

Pra começar, vamos explicar o que é Copywriting - técnica de produzir textos persuasivos, com o intuito de envolver o leitor e despertar nele o interesse em adquirir um produto ou serviço, aumentando, assim, a conversão em vendas de uma empresa. Um copywriter — nome dado à pessoa responsável por escrever uma copy — pode criar desde pequenas frases para publicar em redes sociais, como Instagram e Facebook, ou chamadas para comerciais.

 

Desta forma, o copy acaba se tornando a opção mais apropriada para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, onde o processo é longo e necessita uma maior persuasão do consumidor. Já a escrita de redação publicitária permanece como algo feito para vendas diretas.

 

E como fazer esses textos para alavancar vendas? Essas são algumas das técnicas de copywriting:

 

Entenda melhor o produto ou serviço - O primeiro ponto é conhecer muito bem o seu produto ou serviço. Pense nas palavras que você utilizaria para descrevê-lo e como mostraria o valor agregado que existe por trás dele. Pergunte-se: qual é o principal benefício daquilo que você quer vender? Como ele pode ajudar as pessoas? Em que ele se diferencia da concorrência? Você também pode aproveitar para criar uma copy já otimizada para mecanismos de busca. Por isso, saber quais palavras-chave utilizar é essencial. (Se você não sabe exatamente como fazer isso, a Legatto tem um material especial sobre SEO: http://www.legatto.com.br/legablog/como-o-seo-do-meu-site-pode-competir-com-os-sites-maiores

 

Conheça o seu consumidor – Também é preciso pensar nas pessoas que compram ou comprariam seu produto ou serviço. Quem já compra? Quem gostaria de comprar? Quais as expectativas de quem compra? Quais são as características ou funcionalidades que seus consumidores mais gostam em seu produto? Aí você irá definir o perfil da persona para a qual você quer vender. Para isso, as redes sociais são excelentes: falar e interagir com sua base de consumidores é a melhor maneira de aprender mais sobre seus possíveis clientes. Também vale investir em  pesquisas de mercado.

 

Utilize o título! – A primeira impressão é a que fica! Um dos pontos mais importantes da sua copy de vendas é o título, isto é, a principal chamada para o leitor. Pense em chamadas estratégicas, com palavras que despertem o interesse nas pessoas e que as levem a tomar uma atitude. Por exemplo, um e-mail com o título: “As melhores fragrâncias em promoção” não desperta o mesmo interesse do que: “Os perfumes top de vendas com 50% de desconto: é só hoje!” Viu a diferença?

 

Destaque as funcionalidades e benefícios – O consumidor não quer saber o que o seu produto tem, ele quer saber como o seu produto vai ajudá-lo. Ou seja, os benefícios mostram claramente ao consumidor os motivos pelos quais ele deve comprar; já as funcionalidades também são importantes para que ele possa comparar o seu produto com os concorrentes, por isso você não pode deixar de apresentá-las.

 

Depoimentos são tudo de bom - Nada como ver “gente como a gente” falando bem de um produto ou serviço! A identificação é imediata e seu negócio ganhará muita credibilidade quando tiver testemunhos reais. Explore ao máximo esse recurso, pois os depoimentos servem para tranquilizar as pessoas a comprarem o seu serviço.

 

Convoque as pessoas – Você já deve ter visto chamadas como “Junte-se a 50 mil usuários ...” ou “Já ajudamos 2 mil pessoas a montar ...” As pessoas gostam de se sentir parte de um grupo especial. Mostre números, logomarcas e pessoas que já fazem parte do seu negócio, estimulando outras a entrarem. Outra estratégia que está em uso são as listas VIP para aqueles que adquirem seu produto ou serviço.

 

Valor X Preço – Falar de preço não é fácil..., mas as pessoas não compram uma coisa apenas pelo preço: elas compram algo quando o valor percebido é maior do que o preço. Em outras palavras, quando alguém identificar que os benefícios daquilo que você vende vão além do preço. Entregue sempre algo de valor, algo que realmente será útil para as pessoas e elas não se importarão em pagar mais.

 

Torne-se uma referência no seu mercado - Ao estabelecer-se como autoridade do seu nicho, você ou sua empresa terá muito mais facilidade em vender mais. Seja sempre dedicado em oferecer o melhor produto/serviço e o melhor pós-venda. Já notou como as pessoas ficam eufóricas por novos produtos da Apple, por exemplo? Elas sabem da qualidade e querem ter as novidades.

 

Faça o fechamento e chame para a ação - De nada adianta apresentar todos os benefícios e funcionalidades que o seu produto possui se você não instigar o leitor para a ação! Por isso, no fechamento do seu texto, você já deve encaminhar o seu leitor para o “call to action” (CTA). Seja criativo! Outra estratégia interessante é criar o senso de urgência, mostrar o número de itens disponíveis, de cursos restantes e limitar as ofertas durante um período específico. E não tenha medo de testar, pois só assim você irá alcançar sua copy de vendas perfeita.

 

Gostou do nosso texto persuasivo? Será que persuadimos você?! Fique ligado e comece a usar essas técnicas hoje mesmo. Assim você irá aumentar o engajamento – e as vendas! 

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