LegaBlog

Home / LegaBlog

Você já se perguntou o que é SEM (Search Engine Marketing)?

O SEM ou Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas de marketing aplicadas na internet que tem como objetivo promover websites nas páginas de resultado com Google ou Yahoo. 
 

Basicamente, o marketing para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias utilizadas para deixar um site nas melhores posições de uma busca, seja organicamente ou através de investimento.

O SEM é dividido em duas categorias, são elas:

 

SEO (Search Engine Optimization), que visa otimizar palavras-chave de um conteúdo, link, redes sociais, arquitetura de um site, melhor desempenho em uso de Javascript ou Flash. De modo geral, o SEO pode ser considerado o principal fator do SEM, representando um ganho a médio/longo prazo para o aumento de tráfego em um site.

 

Links patrocinados são outra estratégia do SEM e acontece por meio dos links patrocinados de plataformas como o Google Ads. Essa área é bem interessante pois oferece um modelo chamado PPC ou Pay Per Click, onde o valor pago é proporcional a quantidade de cliques que ele recebe.

 

Nas inclusões pagas, o webmaster paga pela exibição do link de seu site, seja em um diretório ou site relacionado. Em um comparativo com o SEO, podemos ver a área de links patrocinados com um ganho de curto a médio prazo, sendo que depois de algum tempo ele pode estagnar. 

 

Mas afinal de contas, por que o SEM é importante?

 

Os controles de busca tem uma grande importância dentro do tráfego de um site. Uma pesquisa realizada pelo Google revelou que a cada segundo 2.3 milhões de pesquisas são realizadas na plataforma. Com base nisso, é mais fácil compreender o potencial dessa estratégia. 

 

Além disso, é importante lembrar que o Google é conhecido como a maior plataforma de buscas e publicidade no mundo todo. Portanto, ao deixar de marcar presença no universo digital, sua empresa deixa de ganhar dinheiro. 

 

Outras vantagens são:

 

Democratizar o acesso de usuários e visitantes; 

Aumento no tráfego de um site, consequentemente, mais oportunidade de vendas;

Tráfego qualificado para o blog;

Maiores taxas de conversão. 

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com os amigos ou em sua rede social. 

12/02/2021

Marketing Digital em 2021

O novo coronavírus teve influência direta nas tendências de Marketing Digital de 2021. Velhos hábitos dos consumidores e processos de empresas foram afetados pela pandemia e algumas mudanças ditam tendência. 

Continuar lendo

05/02/2021

Como vender nas redes sociais

Algumas dicas para vender nas redes sociais são responder dúvidas, ter uma identidade visual definida e marcante.

Continuar lendo