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Você sabe o que é um lead?

Neste conteúdo a gente te conta o que é e para que serve a gestão de Leads. 

O Lead pode ser considerado uma oportunidade de negócio para sua empresa, e ao geri-las com qualidade é possível alcançar resultados significativos com o Marketing Digital. 

 

O Lead é uma oportunidade de negócio que ofereceu seus dados de contato como nome, e-mail ou telefone em troca de uma oferta, seja o download de um arquivo, promoção ou qualquer outro item que o mesmo tenha tido interesse. Ao demonstrar este interesse, entende-se que o usuário gostaria de ouvir mais sobre o produto ou serviço. 

 

Por que gerar leads?

 

Segundo o autor do livro The Ultimate Sales Machine, referência quando o assunto é vendas, apenas 3% das pessoas que realizam buscas estão dispostos a fazer uma compra, enquanto 6 - 7% estão abertos a receber propostas. Os números gerais são:

3% Compra direta
6-7% Disposto a ouvir
30% Não está pensando em comprar
30% Acredita não ter interesse 

30% Não têm interesse

 

Como alcançar então um número maior de compradores enquanto gera credibilidade para o seu negócio? 

Crie ofertas de valor para capturar as informações de contato dos usuários e, com o tempo, trabalhe a nutrição dessas pessoas para então transformá-las em possíveis compradores.

 

Ao invés de focar apenas nos prospects que já estão qualificados, trabalhe melhor seu conteúdo e atraia compradores de outras formas, isso pode oferecer uma diminuição no custo de Marketing e Vendas ao longo do tempo, além claro, de criar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

 

Ações para gerenciar seus leads e ter resultados:

Dedique um tempo diário para focar no plano de ações de sua marca e que melhore as etapas do seu funil de vendas. Mais do que gerar os leads, é necessário nutri-los com conteúdo de qualidade.

 

Gerencie os Leads de forma produtiva entendendo como está a saúde de cada um deles, para que continuem sendo oportunidades. Isso pode ser medido ao checar sua base e ter informações sobre descadastros ou marcações de spam, por exemplo. 

 

Fique atento ao importar uma base de leads para que entre os contatos da planilha não existam emails repetidos ou de usuários que já não existem mais ou foram cancelados. Esses contatos podem comprometer sua estratégia futuramente. 

 

Segmente a sua lista de Leads para deixar tudo organizado e definir quais as melhores estratégias. Revise as listas criadas e certifique-se de que as personas estão bem configuradas, pois é necessário identificar em que fase do funil cada um se encontra. 

 

Trabalhe com campanhas regulares que nutram sua base frequentemente. Se você não tem interação com a base ou faz algum tempo que não envia algo por e-mail, uma sugestão é criar uma newsletter. 

 

Tente interagir com os leads desengajados em outras redes sociais. Ao fazer uma limpeza na base de leads e encontrar este perfil de lead, busque se informar sobre qual material gerou interesse para que o mesmo realizasse o seu cadastro e depois busque entender em que momento ele deixou de ter interesse em seu conteúdo, para definir a melhor forma de tentar reconquistá-lo. 

 

Utilize ferramentas de automação de marketing para te auxiliar nos disparos de e-mail e análises mais complexas. 

 

Coloque essas dicas em prática, e logo mais voltamos com mais conteúdos para te ajudar!

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