De forma prática, a persona representa o cliente ideal para o seu negócio. Sua criação é baseada em dados reais coletados sobre o comportamento, características demográficas e suas motivações, objetivos, preocupações, etc….
É a partir da definição de uma persona que as estratégias de Marketing podem ser traçadas e os conteúdos criados. Se você ou sua empresa possuem uma base de leads, você tem tudo na mão! Mesmo diante de diferentes perfis, alguns destes tendem a exemplificar o tipo de persona do seu negócio.
Foque nos clientes satisfeitos e também naqueles que não consideraram a experiência positiva, pois certamente você terá o que aprender com eles.
Público-alvo e Persona são a mesma coisa?
Essa confusão é bem comum, mas não. Eles não são a mesma coisa!
O Público-alvo é determinado por informações como gênero, idade, estado civil, formação, renda e algumas outras.
As ambições, desejos, sentimentos e vontades de um determinado indivíduo representam a persona. Logo, as outras informações tem sua importância, mas não caracterizam a persona.
No início pode parecer tudo a mesma coisa, mas na prática, vale mais a pena investir na Persona, que no público-alvo, já que ela abrange muito mais pessoas.
Por que você deve criar uma persona?
Criar Personas é um passo muito importante dentro da estratégia de Marketing. Graças a elas é possível direcionar a mensagem certa a pessoa certa e gerar uma venda muito mais objetiva.
Veja alguns motivos que confirmam a importância das personas:
Agora veja alguns questionamentos que ajudam a definir uma persona:
É preciso ter em mente o que o responsável por comprar seu produto/ serviço busca na área em que você atua. Diante disso, tente se informar sobre os assuntos a que ela pode se interessar e aos problemas que ela enfrenta no dia-a-dia
Coloque essas dicas em prática e venda muito mais!