ACESSIBILIDADE DIGITAL: Como produzir conteúdo para qualquer pessoa?
O Brasil possui um total de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE (censo 2010). Dentro deste grupo, encontramos pessoas com redução de mobilidade, baixa de visão e daltônicas além de outras diversas deficiências intelectuais, cognitivas e múltiplas.
Por que a acessibilidade digital é tão importante no marketing digital?
A acessibilidade digital está prevista em lei e sua legislação prevê e regulamenta como a acessibilidade deve ser trabalhada em páginas online e programas eletrônicos. Além disso, dentro do marketing ela é extremamente importante quando consideramos o número de pessoas portadoras de deficiência em nosso país.
Este público é também consumidor, portanto, se sua marca ainda não estiver atingindo e conversando com ele, está bem ultrapassada. Além disso, é fundamental evitar o uso de estereótipos e reproduzir padrões de público-alvo que não são inclusivos.
Adotar uma comunicação acessível a todos os públicos garante a sua empresa:
Aumento na diversidade da base de visitantes em seu site e redes sociais;
Reflexão sobre a inclusão e a cultura de negócios colaborativos;
Melhor interação com visitantes e aumento de conversões;
Navegação mais simples e ágil
Maior compatibilidade com as tecnologias leitoras
Veja algumas dicas para criação de conteúdo acessível:
O primeiro passo para mudar é iniciado pela maneira como você produz o seu conteúdo. Listamos abaixo algumas dicas práticas para que o seu conteúdo seja interpretado com maior facilidade:
1. Opte por escrever na ordem direta
2. Evite o uso de figuras de linguagem
3. Descreva as imagens informativas
4. Na produção de conteúdos em vídeo, acrescente legendas e audiodescrição.
5. Nos podcasts utilize as transcrições e fique atento a altura do som das vinhetas ou quaisquer outros efeitos sonoros.
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