O que é o Inbound Marketing?
Resumindo, o Inbound é a estratégia na os clientes vêm até sua empresa, atraídos pelas mensagens que são emitidas. A partir deste momento, a apresentação de soluções e transformação dos usuários em clientes e muitas vezes até mesmo promotores indiretos da marca.
Como surgiu o Inbound Marketing
Ele vem sendo praticado há bastante tempo por profissionais de marketing. Ao atingir o principal objetivo do marketing que é gerar conexões, oferecendo conteúdos relevantes, de publicar algo de valor, aos potenciais clientes e pode ser considerado Inbound.
O termo passou a ser utilizado pelo cofundador da empresa Hubspot, Brian Halligan.
Principais características do Inbound Marketing
Visto que o Inbound Marketing visa oferecer conteúdos que satisfaçam as dúvidas que o público apresenta, abrem-se as portas para um relacionamento mais próximo. Com isso conseguimos:
– Uma comunicação aberta: onde a marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas e a interação acontece constantemente.
– Nada de interrupções: as mensagens da marca são distribuídas de forma contínua, nos momentos mais interessantes para os consumidores.
– Engajamento: Depois de fortalecer a confiança entre marca e cliente, o engajamento é maior.
Os benefícios do Inbound Marketing
Além de alcançar um público maior, o Inbound permite alcançar o público certo! Pois uma estratégia bem elaborada permite que um grande volume de clientes entre em contato com a sua mensagem por de conteúdo.
O nome Marketing de Atração não nasceu à toa. Por oferecer soluções, ao invés de tentar vender, cria-se um relacionamento de confiança, a partir daí, o público estará aberto a ouvir recomendações e dicas.
Unindo todas as estratégias é possível deixar o ciclo de vendas, que é o tempo que uma empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda, menor.
Uma das grandes vantagens do Inbound é reduzir o tempo necessário para levar um consumidor a realizar sua compra, devido o consumo de conteúdos altamente relevantes e personalizados, que acelera a movimentação dos leads no funil de vendas o deixando mais próximo da etapa de decisão de compras, acarretando também na redução de custos operacionais, de aquisição e em qualquer ação adotada.
Processo do Inbound Marketing
- ATRAIR
Conseguir tráfego qualificado é a regra número 1. Por isso, a primeira etapa da metodologia é fazer com que visitantes se tornem mais regulares e consumam os conteúdos por sua relevância.
- CONVERTER
Conseguir visitantes é bom, mas fazer com que eles convertam é ainda melhor, por isso, os conteúdos devem ser qualificados para transformar estes visitantes em oportunidades de venda reais.
- VENDER
Depois de nutrir todos os leads, utilizando os conteúdos relevantes desenvolvidos, é necessário avaliar quem já está no estágio de fechar a compra.
- ENCANTAR
Depois da venda o relacionamento permanece. Agora é hora de iniciar uma nova jornada, que visa encantar o consumidor a ponto de torná-lo um promotor da marca.
Curtiu o conteúdo? que tal dar sequência assistindo ao vídeo que a Legatto desenvolveu, acesse nosso canal e confira:









